Blog

Diário de Viagem Camaçari – BA 2015 Parte II – O Processo

22 de dezembro de 2020
Diário de Viagem Camaçari - BA 2015 Parte II - O Processo 1
Descrição de Imagem #PraCegoVer #PraTodosVerem A imagem é retirada do Guia de Direitos e aAessibilidade dos Passageiros da Agência Nacional de Aviação Civil. A imagem com filtro sépia mostra uma mulher cadeirante loira de cabelos médios de costas olhando para a direita onde aparece a mão de alguém a ajudando a conduzir a cadeira de rodas. Há também borda superior azul estampada do desenho de uma nuvem branca e borda inferior azul estampada do desenho de um avião.

Oiii, gente!!!  Estou gostando tanto de produzir conteúdo e o retorno de vocês me deixa tão feliz e disciplinada. Vou falar que resolvi continuar sem parar mais só porque tem gente que gosta e espero que estejam aproveitando tanto quanto eu!

Hoje eu vou falar da logística cadeira de rodas/avião, trazer algumas informações que nem eu mesma sabia e introduzir um pouco do resort pra vocês. Aproveitem.

Passagem Aérea Para Deficiente 

Eu vou começar falando sobre como é um pouco do funcionamento de tudo. Isto é, passagem, acompanhante, desconto… ( eu não sabia que tem desconto).

A Agência Nacional de Aviação Civil, lançou a Resolução 009 de 2007 para atender ao  público portador de algum tipo de deficiência. E a Resolução por sua vez lançou o Guia dos Direitos e Acessibilidade dos Passageiros. Vale muito a pena baixar, há muita informação que eu, por exemplo, não sabia. 

Acompanhantes

De uma maneira geral, todos gostamos de uma boa companhia. Entretanto, eu viajei sozinha e o acompanhamento é obrigatório somente nos seguintes casos:

  • Quando o passageiro viajar em maca ou incubadora;
  • Quando houver impedimento de natureza mental ou intelectual que impeça o entendimento pelo passageiro das instruções de segurança de voo;
  • Quando o passageiro não puder atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência.

Graças a Deus e a um pouco de teimosia minha, eu desenvolvi essa habilidade de viajar. Mas ter companhia também é bom. Para isso, as pessoas que precisam e/ou desejam acompanhantes podem solicitar passagem aérea com desconto de até 80% para esta pessoa. 

O que será muito útil, para mim e uma amiga, na próxima viagem que eu havia comentado com vocês, provavelmente será ano que vem.

Contudo, quem precisa viajar sozinho ou quer se sentir independente como foi o meu caso, pode contar com o serviço de acompanhamento no aeroporto. 

Serviço de Acompanhamento no Aeroporto 

Tanto os passageiros idosos, quanto os deficientes, têm direito a pedir serviço de acompanhamento no aeroporto caso queiram viajar sozinhas e não se enquadrem nos casos de obrigatoriedade de acompanhantes citados acima. 

Em virtude disso, as companhias aéreas são obrigadas a fornecerem suporte desde a compra da passagem até o desembarque. De maneira que todos os utensílios de apoio como cadeiras de rodas, bengalas e andadores devem ser despachados como bagagem gratuitamente. 

É importante salientar que cada deficiência pode demandar uma ajuda diferente e quem quiser deve solicitar com antecedência. Além disso, a companhia aérea pode solicitar um laudo médico que comprove as necessidades. 

Como Cadeirante Viaja de Avião 

Ao chegar no aeroporto e fazer o check-in, o pessoal da companhia aérea ( não me lembro qual), me coloca numa cadeira do aeroporto e a minha vai como bagagem. As baterias da cadeira que usei nas viagens são líquidas, então as embalam com serragem pro caso de derramar. (isso parece óbvio, mas tem quem não saiba….) 

As baterias que uso hoje são de gel. Ou seja, não derramam. Logo, pode ser que isso mude da próxima vez.

As Companhias Aéreas Estão Preparadas?

Essa questão é bastante polêmica, como sabemos. Eu não tenho nada a reclamar, o processo todo deu certo e fui bem atendida.

Agora, eu falaria da chegada. Mas decidi deixar vocês com vontade de ler o próximo artigo. Beijo grande 😘

Narração: Victor Alecxander 

Fontes: eDestinos e Eurodicas

Compartilhe este artigo!

0Shares

Artigos Relacionados

2 Comentários

  • Avatar
    Responder JULIANA MENDES MORAIS 30 de janeiro de 2021 at 4:13 PM

    Bacana demais participar dessa viagem !

    • Crislândia
      Responder Crislândia 24 de fevereiro de 2021 at 1:17 PM

      obrigada!

    Deixe um Comentário