Blog

Deficiente Físico: Tipos de deficiência física, nomenclaturas, aquisição de laudo médico e mais

17 de junho de 2019
Deficiente Físico: Tipos de deficiência física, nomenclaturas, aquisição de laudo médico e mais 1

Saiba tudo sobre como identificar alguns tipos de deficiência, qual a melhor forma de tratar um deficiente físico pela nomenclatura de sua deficiência, como comprovar que é um deficiente físico e outros detalhes.

Nem é preciso dizer que existem inúmeros tipos de deficiência física. Sendo que elas podem variar em grau moderado ou agudo, dependendo do que causou tal condição em cada pessoa.

Eu sou cadeirante e falarei do meu diagnóstico adiante. Porém, existem vários outros tipos de deficientes. Paraplégicos, pessoas que possuem membros amputados em decorrência de algum tipo de acidente, pessoas necessitadas de acessórios como muletas, botas ortopédicas e andadores ou até deficiências pouco visíveis aos olhos, como uma pequena dificuldade de andar, por exemplo.

Deficiente Físico: Tipos de deficiência física, nomenclaturas, aquisição de laudo médico e mais 2

Todas essas podem ser consideradas pessoas portadoras de deficiência que necessitam de cuidados e atenção especiais tanto por parte da sociedade, quanto cuidados médicos,  obviamente. Vou falar ao longo do artigo, sobre questões como: inclusão de deficientes, a comprovação da deficiência e a melhor forma como os deficientes podem ser chamados.. Acompanhem!

Deficiente Físico ou Portador de Necessidades Especiais?

Uma dúvida que muitas pessoas têm, é sobre como tratar um deficiente físico, ou seja, como devemos chamá-lo no convívio social. São várias nomenclaturas que podem ser utilizadas. Entre elas:  PCD – Pessoa Com Deficiência e PNE – Portador de Necessidades Especiais.

Tem pessoas que preferem PCD e PNE  por soar mais formal e delicado, e realmente é assim.  Inclusive empresas quando abrem vagas reservadas aos deficientes, se referem a eles como PCD’s.

Me lembro de uma vez em que foi perguntada sobre como preferia ser chamada. Eu respondi que o termo deficiente não me agrada, por ser pesado. Mas em relação ao restante tanto faz!

Entretanto eu tenho uma dica melhor para vocês: chamem os deficientes pelo nome próprio de cada um, é bem mais fácil e não gera quaisquer dúvidas ou constrangimentos.

Deficiente Físico: Tipos de deficiência física, nomenclaturas, aquisição de laudo médico e mais 3

Deficientes Físicos e Suas Dificuldades

Já que a gama de deficiências é imensa, as dificuldades também são e variam de acordo com o tipo e a necessidade de cada indivíduo, particularmente.

Eu fui diagnosticada com paralisia cerebral de distribuição diplégica tipo espástico. Que é quando a parte do cérebro que comanda os músculos pára de funcionar e deixa sequelas.

No meu caso, as sequelas foram quase nulas mediante a gravidade do problema. Tendo afetado apenas membros inferiores e um pouquinho de coordenação motora como um todo.

Uma dificuldade comum entre muitos deficientes físicos (entre outras dificuldades é claro), é o acesso a banheiros adaptados para deficiente físico. Sabiam que a porcentagem estimada de banheiros públicos adaptados é de apenas 5%?  Pois é, número baixíssimo não é verdade?!

No artigo Banheiro Adaptado Para Deficiente Físico, aqui no Vivendo a Diferença, eu falo sobre como são feitas possíveis adaptações para que os deficientes tenham mais acesso aos banheiros públicos. Confiram.

Como Conseguir Laudo Médico Para Deficiente Físico

Todo deficiente físico sabe que tem alguns direitos devido à sua condição. Sobretudo as vagas de emprego reservadas e a lei de cotas nas universidades.  Entretanto para usufruir desses direitos a pessoa precisa ter uma prova de que é realmente deficiente físico.

É Para Isso que Servem os laudos médicos. Eles são documentos emitidos pelo profissional que atende a pessoa com deficiência em algum momento que se fez necessário.

Seja a deficiência congênita ou adquirida, sem dúvidas o portador já passou por algum médico para descobrir sua condição e é esse médico que vai fornecer o laudo no momento em que você precisar comprovar que é um deficiente físico.

Para conseguir a PCD deve comparecer na rede pública ou particular de saúde, explicar sua deficiência e a finalidade do seu laudo médico. Com isso, serão feitas avaliações e exames para identificar sua deficiência e o CID em qual ela se enquadra.

CID é a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, código utilizado para identificar cada tipo de deficiência, o meu por exemplo G 80.1. Uma observação importante é que não precisa ser um médico especialista em cada deficiência, até mesmo um médico clínico poderá fornecer esse laudo.

A Inclusão Social do Deficiente Físico em Questão no Brasil

Nós sabemos o quanto é importante a inclusão do deficiente físico nas mais diversas formas possíveis. Já existem alguns projetos de inclusão de deficientes espalhados pelo Brasil, tanto locais quanto a nível nacional.

Hoje irei falar sobre o projeto Viver Sem Limite. Programa lançado pelo Governo Federal para facilitar a compra de acessórios para pessoas com deficiência por meio de crédito facilitado.

Esse crédito recebe o nome de crédito acessibilidade. Onde é possível financiar acessórios e facilitem o dia a dia do deficiente. Cadeiras de rodas motorizadas, camas hospitalares, andadores e muletas estão entre os objetos que podem ser financiados.

Fornecido pelo Banco do Brasil, o crédito acessibilidade é disponibilizado para pessoas com renda de até 10 salários mínimos com juros variáveis, dependendo da renda de pessoa e do valor do produto a ser adquirido. O prazo para pagamento é de 4 meses a 5 anos.

O que achou deste artigo, gostou? Comente e compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso às informações.

Artigos Relacionados

1 Comentário

  • Avatar
    Responder Unimed fortaleza 25 de abril de 2020 at 8:25 AM

    Ótimo artigo

  • Deixe um Comentário