Blog

Deficiente Auditivo: Saiba Tudo Sobre Essa Modalidade de Deficiência

4 de julho de 2020
Deficiente Auditivo: Saiba Tudo Sobre Essa Modalidade de Deficiência 1

Apenas quem é deficiente auditivo, sabe quantas implicações existem neste tipo de deficiência. Muitas pessoas imaginam o deficiente auditivo como uma pessoa difícil de se estabelecer uma comunicação clara, por exemplo.

Existe inclusive um mito de que é necessário gritar para que a pessoa possa entender o que está sendo comunicado. Há também a dificuldade de adesão a língua de sinais LIBRAS, em alguns casos se faz necessária a utilização.

À propósito, este assunto já esteve presente como tema da redação do ENEM, no ano de 2017. Por isso, trouxe para vocês um pouco mais sobre essa deficiência e, nesse artigo, você verá informações como: direitos da pessoa com deficiência auditiva, atalhos especiais, diferença entre deficiente auditivo e surdo. Acompanhe.

O que é Deficiência Auditiva

Entende-se a deficiência auditiva como a perda total ou parcial da audição. A mesma pode ser causada por inúmeros fatores como genética hereditariedade, envelhecimento, exposição ao ruído, infecções ou traumas acidentais que afetam o aparelho auditivo, entre outros.

Vale ressaltar, que cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente com ajuda de um profissional otorrinolaringologista para maiores informações, tratamentos, causas e afins.

Qual a Diferença Entre Surdo e Deficiente Auditivo?

Esta é uma grande dúvida da maioria das pessoas. Muita gente, acha que é só uma questão de nomenclatura e deficiente auditivo pode soar mas elegante e educado para o portador da deficiência. Mas não é bem assim.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a diferença entre deficiente auditivo e surdo está principalmente, no grau de deficiência apresentado por cada indivíduo. 

De maneira que costuma-se classificar entre leve, moderado e grave. Dependendo do quanto a pessoa é capaz ou não de escutar. Uma vez que tem gente que consegue escutar com a ajuda de aparelhos auditivos ou implante coclear.

Enquanto outras pessoas não conseguem escutar absolutamente nada nem mesmo com ajuda da medicina e das tecnologias. Logo, essas pessoas são consideradas surdas de fato. Por não possuírem 100% da audição, tendo que recorrer exclusivamente ao uso da língua de sinais.

Outra questão importante, é o fator cultural. Que é a forma como a pessoa portadora de deficiência se enxerga perante a sociedade. Isso porque algumas pessoas se consideram surdas e outras deficientes. Claro que pode variar também, de acordo com a sociedade em que a pessoa está inserida.

Direitos do Deficiente Auditivo

Assim como nas outras deficiências, o deficiente auditivo também conta com uma gama variada de direitos garantidos perante leis estabelecidas. Podemos citar alguns desses direitos. São eles: 

  • Aposentadoria especial;
  • Passe Livre;
  • Cotas em universidades;
  • Assistência Social;
  • Vagas reservadas no mercado de trabalho e muitos outros.

Clicando Aqui, você pode conferir o artigo sobre a inclusão de deficientes no mercado de trabalho. 

O acesso a cada dos direitos varia de acordo com a necessidade e com a legislação implementada.

Quais as Dificuldades que um Deficiente Auditivo Enfrenta

Da mesma maneira como toda e qualquer deficiência as dificuldades enfrentadas pelo deficiente auditivo são inúmeras, seja por questões de inclusão social e inclusão no mercado de trabalho, acessibilidade em locais ao qual o deficiente auditivo frequenta e muitas outras.

Entretanto, a maior dificuldade pode ser considerada a comunicação. Em virtude dessa comunicação ser um pouco mais individualizada de acordo com as demandas de cada pessoa mas também ao fato de que, a língua de sinais, não é popularizada e totalmente inserida na cultura brasileira. 

Deficiente Auditivo Pode Dirigir?

A resposta é sim. O deficiente auditivo tem direito de dirigir garantindo de acordo com a resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito. Porém, existem uma série de regras a serem seguidas. Sobretudo, a deficiência deve ser igual ou superior a 40 decibéis e está limitada as categorias A e B da carteira de habilitação.

Quanto à retirada da carteira nacional de habilitação para deficientes auditivos, existem também inúmeras e especificidades para os deficientes auditivos como por exemplo ser totalmente imputável. 

Adiante, trarei para vocês artigo exclusivo para mostrar o passo-a-passo de como retirar a carteira de habilitação de deficientes auditivos. 

Deficiente Auditivo tem Desconto na Compra de Veiculos?

Bom, aqui no blog Já possui um artigo sobre carro para deficientes e explica tudo direitinho sobre a isenção de impostos que ocasiona o desconto. Contudo, a lei que garante esse direito, abrangia apenas as pessoas com deficiência física, mental, visual e autistas.

De modo que, pessoas com outro tipo de deficiência sensorial não estavam inclusas para usufruir nesse desconto. A boa notícia é que em fevereiro deste ano, foi aprovado em caráter terminativo a matéria que inclui deficientes auditivos na lei garante a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

No entanto, a mesma regra da carteira de habilitação vale para o desconto: se enquadram na lei apenas deficientes a partir de 40 decibéis de audição afetados.

Telefone Para Deficiente Auditivo

Anteriormente, eu comentei sobre a dificuldade de comunicação enfrentada pelo deficiente auditivo. Se essa comunicação já é trabalhosa pessoalmente imagina ao usar um telefone? É ainda mais complicado.

No mercado atual, já é possível encontrar telefones amplificados, que facilitam a vida o deficiente auditivo. São os telefones amplificados que oferecem alguns recursos tecnológicos não apenas em relação ao volume mas também a frequência recebimento de sinal para as pessoas envolvidas em uma conversa.

Como venho enfatizando, cada necessidade deve ser avaliada e adaptada conforme possível e cada pessoa deve avaliar um modelo de telefone amplificado que melhor atende suas demandas.

Despertador para Deficiente Auditivo

Outro Grande desafio dos deficientes auditivos, é o despertar. Afinal eles têm dificuldades de ouvir um despertador simples de celular tocar. Não é difícil encontrar relatos de pessoas que dizem colocar o celular embaixo do travesseiro, com a função ativada para sentir a vibração do aparelho.

Mas sabemos que essa opção além de perigoso para saúde, não é muito eficiente, pois aparelhos mais modernos possuem potência de vibração menor.

Para resolver a situação, já é possível encontrar alguns modelos de despertadores para deficiente auditivo desenvolvidos especialmente para este fim. Alguns modelos são de pulso, outros de mesa e possuem funções como alarme amplificado, disco vibrador para travesseiro e flashes vermelhos.

Pesquisando é possível encontrar um modelo ideal.Visto que existe variedade de modelos disponível no mercado. 

E aí, o que achou deste artigo?

Artigos Relacionados

3 Comentários

  • Avatar
    Responder Amanda Ganzarolli 5 de julho de 2020 at 4:12 PM

    muiiito bom !!! esclarecedor !!! não sabia as diferenças.

  • Avatar
    Responder Crislândia Silva 7 de julho de 2020 at 7:43 PM

    Sim! Obrigada. Se quiser acompanhar tem lista de transmissão pra divulgar semanalmente os no WhatsApp 3197448558

    • Avatar
      Responder Iara Almeida Silva 11 de julho de 2020 at 11:15 AM

      Esclarecedor mesmo. Muito obrigada Crislandia!

    Deixe um Comentário