A lei Nº 10.098/2000 em seu Capítulo II artigo 6º prevê que banheiros de espaços públicos devem conter, o banheiro com ao menos, o sanitário e o lavabo adaptados para deficientes físicos, sobretudo cadeirantes, de acordo com as normas NBR 9050, como mostrei para vocês em um artigo anterior.
E, recentemente, estive na região da Savassi para conhecer a cafeteira Eggs BH. Na saída, perguntei aos funcionários se havia um local próximo com banheiro acessível. Eles me mostraram o Hotel Vivenzo, que fica exatamente ao lado.
O banheiro que utilizei está na recepção e fiquei muito encantada com suas adaptações, pois além de ser espaçoso, ele conta com três das paredes totalmente revestidas de espelho, do teto ao rodapé. O que possibilita que os cadeirantes consigam enxergar sua imagem refletida por completo, e isso é muito inclusivo!
Vejam abaixo, o vídeo que pedi para a recepcionista gravar:
Eu procurei apurar como foi elaborado este projeto de acessibilidade. No entanto, a equipe atual me informou que o Vivenzo foi construído por outro estabelecimento.
Outro estabelecimento que se destaca por oferecer banheiro adaptado
Além do Hotel, eu mostrei para vocês o Samba Fresh, um restaurante temático com foco na culinária asiática, localizado na mesma região, que oferece um banheiro adaptado aos clientes. Algo bem diferente devido ao fato de se tratar de um estabelecimento de rua.
A propósito, eu estou sempre na Savassi, pois tanto as ruas quanto os estabelecimentos são de fácil acesso. É muito bom ver que cada vez mais estabelecimentos estão se preparando para oferecer acessibilidade. Ampliando assim, as opções de lazer para as pessoas com deficiência.
Sem comentários