Blog

Relacionamento Com Deficiente Físico: Vamos Falar Um Pouco Sobre Essa Polêmica Tão Grande?

10 de novembro de 2020
Relacionamento Com Deficiente Físico: Vamos Falar Um Pouco Sobre Essa Polêmica Tão Grande? 1
Descrição de Imagem: #PraCegoVer #PraTodosVerem A imagem é um print do facebook e mostra uma ilustração cortada na qual aparecem os pés de um homem em uma cadeira de rodas e à sua frente uma mulher usando salto. Abaixo do desenho está o comentário de uma pessoa perguntando: “Porque ninguém inverte? cadê a mulher cadeirante?”

Um assunto que sempre me “pegou” é o relacionamento como deficiente físico. Existem várias questões a serem tratadas acerca desse tema. Entre elas eu posso citar: o preconceito, que sim existe, o mito de que homens não têm ereção e também as possibilidades de dar certo que eu inclusive conheço algumas.

Veja a seguir. 

Namoro Com Deficiente Físico

Essa questão é tão complexa porque embora a sociedade esteja mudando bastante, a deficiência é algo que interfere sim na escolha das pessoas na hora de assumir um relacionamento e levar a sério. 

É claro que existem algumas exceções e isso foi abordado pela mídia em novelas e filmes como a maioria de nós conhecemos. Mas em alguns momentos é possível encontrar pensamentos como: _”se você ficar com ele (a), vai se tornar um enfermeiro e ficar preso a cuidar dessa pessoa pelo resto da vida.” 

Entretanto, a parte boa é que do mesmo jeito que existe o preconceito, existem também as pessoas dispostas a assumir as situações quando o sentimento é pra valer. Conversando com uma amiga há um tempo atrás sobre isso eu disse:

 _”Realmente é complicado.eu sou cadeirante, tenho incontinência urinária, não faço serviço de casa e não é qualquer pessoa que está realmente disposta enfrentar tudo isso e ter trabalho para ficar comigo”.

E ela simplesmente me respondeu:

_ “Cris, não é só com você. Nos relacionamentos que eu tenho visto ultimamente, as pessoas vêem qualquer probleminha e querem pular fora.. Quem quer assume as coisas.”

Quando eu li essa frase, comecei a refletir seriamente sobre tudo que eu falei e sobre a posição que os deficientes físicos precisamos adotar com relação a isso. Em virtude disso, o que eu posso dizer é o seguinte: 

Eu estava me colocando em posição de vitimismo e por mais que seja realmente difícil existem também histórias que dão certo. Logo, cabe a quem é deficiente físico sob qualquer que seja a deficiência, descobrir o seu próprio diferencial, trabalhando diariamente o seu próprio valor e oferecendo o seu melhor ao invés de focar nas dificuldades.

Uma questão que eu gostaria de levantar, é que na minha visão, às vezes percebo que mulheres aceitam melhor homens com deficiência do que o contrário. Afinal, a mulher é criada culturalmente para cuidar, do lar, da família. 

Enquanto homens, não são tão preparados pra enfrentar o “trabalho” que as mulheres cadeirantes podem oferecer .Eu sei disso porque não cuido da casa, não cozinho e tenho dificuldades de pentear o cabelo. ⁣

Essa imagem que ilustra hoje, tem um comentário que se refere um tanto quanto ao machismo. Porém, eu atribuo esse comentário à análise que fiz acima.

Deficientes Físicos Têm Ereção?

Me aprofundar neste assunto seria uma irresponsabilidade da minha parte. Visto que eu não sou médica e ainda não conversei com especialistas sobre. Mas o que eu posso dizer para você, é que grande parte disso tem dois lados: 

Depende do grau de lesão e o local onde essa lesão afetou no corpo da pessoa. e o outro lado é o mito criado em cima disso. Uma vez que as pessoas geralmente pensam que não e o próprio deficiente pode criar para si essa limitação psicologicamente

Se vocês quiserem, eu posso estudar sobre sexualidade e deficiência e trazer um artigo mais completo.. 

Aplicativo de Namoro Para Deficientes Físicos

Sim, existem alguns aplicativos desenvolvidos em especialmente para pessoas com deficiência e até mesmo aplicativos comuns que já desenvolveram uma seção específica para PCD’s. 

Um deles é o Devotee. Desenvolvido pelo também deficiente físico Ricardo Alonso Jorge. Ele conta que a ideia surgiu depois de sua separação quando sentiu falta de um aplicativo voltado especialmente para pessoas com deficientes e não havia nenhum.

Contem para mim o que vocês acham: até onde vai o preconceito? se você é deficiente, tem dificuldade de se relacionar? essa questão mulheres acolherem deficiência melhor que os homens faz sentido?

Compartilhe este artigo!

0Shares

Artigos Relacionados

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário