Blog

Datas Comemorativas Inclusivas – 04 de Janeiro – Dia Mundial do Braile

27 de janeiro de 2021
Descrição de Imagem #PraCegoVer #PraTodosVerem A imagem tem fundo verde tom médio encobrindo uma mão tocando o sistema braile. Está escrito em branco na parte superior da imagem: 04/01 Dia Mundial do Braile. Centralizado na parte inferior a frase: APRENDER COM OS DEFICIENTES VISUAIS É APRENDER DUAS VEZES O VALOR DA VIDA “. No canto inferior direito está a logomarca do Vivendo A Diferença. Crédito da imagem: Aline Horta

O dia 4 de Janeiro, foi o dia escolhido para ser o dia mundial do braile. Ou seja, uma data comemorativa inclusiva. E eu aproveito para apresentar essa novidade para vocês. Agora, o Vivendo A Diferença terá Datas Comemorativas Inclusivas. Onde eu trarei para vocês, durante todo o ano, algumas datas comemorativas relacionadas às Pessoas Com Deficiência. 

Para elaborar este calendário, eu pesquisei na internet alguns modelos disponíveis e selecionei algumas datas que eu considerei mais interessantes. Entretanto, sintam-se à vontade para me sinalizar sobre datas que sejam interessantes para vocês.Outra novidade, é que as Datas Comemorativas Inclusivas terão artes personalizadas para o Vivendo A Diferença.

Mas vamos ao mais importante. Como surgiu o Dia Mundial do Braile? Vocês sabiam que já está disponível no mercado, o LEGO em Braile? Neste artigo, eu trarei essas informações e falarei da minha experiência quando convivi com uma pessoa cega. Acompanhem! 

O que é o Método Braile?

Como todo mundo sabe, o método braille é a forma de leitura e escrita utilizada por pessoas com deficiência visual. Contudo, a curiosidade é por quem e a forma como esse método foi criado. Eu estou falando curiosidade, porque eu mesma não sabia dessa história até começar a fazer pesquisas para a escrita deste artigo. Vamos lá! 

O método do foi inventado pelo francês Louis Braille aos 15 anos de idade. Isso porque, ele perdeu a visão completamente quando tinha apenas 5 anos em decorrência de um acidente doméstico que sofreu enquanto brincava com as ferramentas de trabalho de seu pai aos 3 anos E esse acidente fez com que ele fosse perdendo a visão gradativamente. 

O que Louis fez durante seus estudos no Instituto Real Para Jovens Cegos foi aperfeiçoar um método já criado Pelo militar Charles Barbier. De forma que ele reduziu os 12 pontos em alto relevo originais para apenas 6 pontos que compõem, até os dias de hoje, os 63 caracteres do sistema braile.

Esse sistema Braile só foi introduzido na escola onde Louis estudou em 1854, quando ele já havia falecido. Apesar disso, os colegas de Louis que também eram cegos, já utilizavam de seu método para leitura.

Como o Sistema Braile Chegou ao Brasil?

O hoje chamado Instituto Benjamin Constant, o Centro de Ensino Ministério da Educação desenvolvido para os estudos acerca da deficiência visual, foi criado lá em 1854 pelo Imperador Dom Pedro II. Seu nome original era Instituto dos Meninos Cegos.

A Criação do Dia Mundial do Braile 

O que eu também não sabia, é que o Dia Mundial do Braille foi comemorado pela primeira vez recentemente, em 2019. Segundo a ONU, esta data comemorativa foi criada para aumentar a conscientização das pessoas acerca da importância da utilização do Braile para inclusão de pessoas com deficiência visual e da viabilização da comunicação dessas pessoas em sociedade.

Como já era de se esperar, o dia 4 de Janeiro foi escolhido por ser a data de nascimento de Louis Braille. Dia 4 de Janeiro de 1809.

Lego Em Braile

Descrição de Imagem #PraCegoVer #PraTodosVerem A imagem mostra peças de Lego nas cores Azul, Laranja e amarelo sobrepostas na logomarca LegoBraileBrinks nas cores Azul, vermelho, laranja, amarelo e verde. Creditos: Vários sites na internet mostram o produto.

Acredito eu, que todos nós já brincamos com alguma peça de Lego na infância. Afinal, o Lego é um brinquedo educativo que estimula a criatividade, entre diversas outras áreas do desenvolvimento das crianças. Sendo muito utilizado pela pedagogia e outras áreas da saúde focadas no desenvolvimento e aprendizado infantil.

A boa notícia, é que este ano, a Fundação Dorina e a Lego Fundacion lançaram em parceria uma versão do Lego em braille para estimular e promover a inclusão de crianças com deficiência visual. 

O bloco conta como 250 Peças. E estas peças contém pinos que representam o alto relevo do sistema braille formando todo o alfabeto e os numerais de 0 a 9. Além disso, as letras e numerais também viram escritas para que crianças com ou sem deficiência visual possam interagir.

O LEGO Braille Bricks será distribuído gratuitamente em escolas e instituições que trabalham apoiam e valorizam o desenvolvimento das crianças.

Quando Convivi Com Uma Pessoa Cega

Eu já escrevi um artigo para deficientes visuais aqui no blog falando sobre Quais São As Deficiências Visuais  mas eu não havia comentado que convive com uma pessoa cega uma única vez na vida. Ele era o meu professor de um curso técnico em administração que fiz em 2010 pela PUC Minas aqui na região onde eu moro. 

O nome dele é Ricardo Malta e infelizmente eu nunca mais tive contato com ele após o término do curso. Porém, ao escrever essa matéria me deu vontade de voltar a procurá-lo. Parei isso e depois eu compro para vocês se eu consegui o encontrar.

Me contem: você sabiam de todas essas informações acerca do Dia Mundial do Braille e toda a história dessa forma de inclusão das pessoas com deficiência visual na educação e na sociedade? Como disse, eu não sabia da maioria dessas informações e adorei conhecer e trazer para vocês.

Lembrando que para acessar todas as datas comemorativas inclusivas que serão trazidas aqui no Vivendo a Diferença, basta acessar o MENU indicado. Ah, última informação: o blog agora também é acessível em LIBRAS por meio do plugin gratuito VLIBRAS

Compartilhe !

Shares

Posts Relacionados

2 Comentários

  • Reply JULIANA MENDES MORAIS 30 de janeiro de 2021 at 16:11

    Adorei saber mais sobre o braile ! E entender mais sobre a deficiência visual ! Parabéns Cris pelo excelente texto !

    • Reply Crislândia 24 de fevereiro de 2021 at 13:15

      obrigada!

    Escreva um comentário


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

    Pular para o conteúdo