Blog

Datas Comemorativas Inclusivas – 07 de Abril – Dia do Jornalista/Jornalismo

7 de abril de 2021
dia do jornalista
#Descriçãodeimagem A arte tem fundo verde Água tom médio. Está escrito Ei jornalista, parabéns pelo seu dia no canto superior direito. Abaixo está uma figura de fundo azul reunindo os desenhos que representam o jornalismo: homem de terno, megafone, microfone, radio, jornal impresso, câmera fotográfica, filmadora, gravador e crachá. abaixo, está a logo marca do vivendo a diferença. No lado direito, está uma foto minha lendo um livro em frente a um notebook e sobre uma agenda aberta. abaixo, está a frase: O Jornalismo atual exige ética e responsabilidade. créditos da arte: Aline Horta foto utilizada: Laura Dacal

Ebaaaa! hoje é o dia do jornalista, ou do jornalismo a depender de como os veículos de comunicação preferem utilizar. É o dia que eu escolhi para ser meu e que eu espero que seja a minha profissão ainda por muito tempo.

Eu não vou falar sobre como eu escolhi o jornalismo, quais são as minhas principais referências, ou como eu estou escolhendo o meu caminho. Portanto, este artigo será dividido em duas partes.

Afinal, hoje eu quero fazer uma reflexão crítica acerca do que eu acredito que seja o papel do jornalista na sociedade e a forma como eu venho executando esse papel. Ainda que eu esteja na metade da formação universitária.

Como Surgiu o Dia do Jornalista?

O dia do jornalista surgiu graças a uma homenagem feita pela ABI (Associação Brasileira de imprensa) ao jornalista e médico Giovanni Líbero Badaró, que foi assassinado no dia 22 novembro de 1830. Devido a divergências políticas no governo do então Imperador Dom Pedro I. 

Mas se Giovanni morreu no dia 22 de novembro, porque o dia do jornalista é comemorado hoje? A resposta é simples. A mobilização foi tanta com a morte dele, que Dom Pedro renunciou ao seu trono no dia 7 de Abril de 1831.

Um século depois, em 7 de abril de 1931, a ABI foi fundada e instituiu o dia do jornalista.

Desafios do Jornalismo Atual 

Sabe-se que o desafio do jornalismo e da comunicação de maneira geral, vem se tornando cada vez maior para aqueles que escolhem exercer a profissão. Na geração.das Fake News e do compartilhamento “sem filtro” de informações, a responsabilidade e ética profissionais ficam ainda mais evidentes.

Além disso, a credibilidade profissional também é comprometida. Isso se deve, principalmente, ao aumento incalculável do volume de informações as quais temos acesso todos os dias. Logo, para um jornalista provar a legitimidade seu trabalho é algo difícil.

Eu costumo dizer que a minha escolha por essa profissão me faz “surtar” todos os dias. Mas as recompensas também são diárias, ( e graças a Deus ). Como eu sempre gostei de escrever, principalmente, eu acreditava jornalismo seria uma espécie de zona de conforto. De fato, as pessoas sempre me falaram que eu escrevo bem e eu falo isso no artigo  em que explico o propósito do blog para vocês.

No entanto, a responsabilidade, o volume de informações, os inúmeros padrões de escrita, a velocidade com que as informações precisam ser passadas, são alguns dos muitos exemplos de tudo que eu tenho que aprender a lidar todos os dias.

Felizmente, eu posso dizer que eu estou me preparando dia após dia para tudo isso e muito mais. Afinal, a comunicação digital não se restringe apenas a escrita e eu, começando a minha trilha profissional, nem imagino o que me espera.

 A parte boa, é que mesmo com tão pouco tempo de atuação e com tanto aprender, as coisas que eu faço são bem recebidos diariamente. O que me faz perceber que esttá tudo certo.

  • Eu vou voltar nesta pauta para falar sobre:
  • Como foi feita a escolha em si;
  • Quais as referências que fazem os meus olhos brilharem e falar: _ “Um dia eu quero estar neste Lugar”;
  • A necessidade de atualização e complementação dos estudos;
  • O que eu acompanho sobre o mercado do jornalismo e da comunicação digital e tudo mais que vocês quiserem que seja abordado.

Me contem: O que vocês gostariam de saber tanto sobre a minha situação quanto sobre o jornalismo e comunicação atualmente?

Feliz dia do jornalista a todos os colegas de profissão que encaram todos os dias essa missão tão importante.

Compartilhe este artigo!

0Shares

Artigos Relacionados

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário