Blog

PRAIA lança obra interdisciplinar sobre autismo

02/04 – Dia do Transtorno do Espectro Autista/Autismo

Iniciando as Datas Comemorativas Inclusivas do mês de abril, hoje apresento a vocês, mais uma matéria que eu produzi como bolsista da EEFFTO em outubro de 2021.

Por: Crislândia Silva

O livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”, teve o seu lançamento realizado de forma online no dia 27 de outubro, às 20h, em uma live no canal do YouTube Sapiens PSI. A obra conta com a autoria de profissionais brasileiros e especialistas nas diversas áreas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O exemplar traz experiências vivenciadas dentro do Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (PRAIA – UFMG), criado em 2017, para oferecer acolhimento e suporte às pessoas autistas e tratar de vários aspectos interdisciplinares do autismo por meio de ações desenvolvidas pelo programa. 

As coordenadoras do PRAIA e organizadoras da obra, Ana Amélia Cardoso, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e Maria Luísa Magalhães Nogueira, docente Departamento de Psicologia da UFMG, trouxeram no lançamento, um panorama interdisciplinar atualizado sobre o TEA e conversaram sobre os temas abordados na publicação, recém lançada pela editora Ampla.

A Capa do livro foi criada por meio de um concurso em que apenas pessoas autistas, sem limite de idade, poderiam participar. Este concurso surgiu a partir de uma parceria entre a professora Maria Luiza Magalhães Nogueira e a Galeria Aut, exclusiva para exposição de obras de arte criadas por pessoas com autismo.

Participaram do concurso de ilustração da capa do livro 21 autistas e o vencedor que teve sua arte escolhida foi Samuel Victor Patente Pereira Carvalho, uma criança de seis anos de idade. A obra de arte criada por ele é uma pintura feita com a técnica de acrílico sobre tela, que recebeu o nome de “Minha Cabeça Como Autista”, ele reside na cidade de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Para a ilustração interna da publicação, foram selecionadas artes feitas por mais de 40 crianças autistas. O que foi essencial para mostrar que as crianças e adolescentes autistas são sim capazes, conforme pontuaram o representante da editora Ampla e a representante da Galeria Aut, que participaram da live. Assim sendo, a obra enfatiza também, a importância da arte na vida das pessoas com autismo.

A publicação, dívida em 20 capítulos, aborda vários assuntos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista. Os temas vão desde o diagnóstico do TEA na área da saúde, até aspectos históricos, sociológicos e educacionais.  A professora Ana Amélia explicou a relevância do livro para a área da terapia ocupacional.

“No meu conhecimento, este é o primeiro livro brasileiro sobre autismo organizado por uma terapeuta ocupacional, e temos três capítulos cujos autores são Terapeutas Ocupacionais. É importante mostrar que a atuação da Terapia Ocupacional no TEA não se resume à intervenção de integração sensorial, e que o Terapeuta Ocupacional é um profissional essencial para o atendimento interdisciplinar”, destacou.

O livro traz ainda, uma imersão em temas que são pouco abordados ao tratar questões relacionadas ao autismo. Sendo dois deles a melhoraria da qualidade de vida da pessoa autista adulta e as estratégias para oferecer opções de lazer ao autista. Ana Amélia falou sobre a maneira como a obra trata esses pontos para discussão.

“As pesquisas sobre TEA em pessoas adultas têm crescido nos últimos anos, mas a literatura a respeito do tema ainda é escassa. O capítulo sobre TEA em adultos aborda o diagnóstico tardio, o impacto do TEA na vida adulta e possíveis intervenções para melhor qualidade de vida. Além desse assunto, são abordados os direitos das pessoas com TEA em relação ao lazer, diversão e cultura, não só apresentando as leis que regulamentam esses direitos, mas também apontando estratégias para que tais direitos sejam realmente usufruídos”, relatou.

Serviço:

Livro: Atenção Interdisciplinar ao Autismo.

Editora Ampla.

Autoria e colaborações por capítulo:

Alexandre Hatem, Amanda Dupin, Ana Amélia Cardoso, Andréa Fonseca Farias Lobato, Andréa Leão Santos, Bernardo Serruya Carduner, Brenda Carla Lima Araújo, Carolyn B. Mervis; Clarice Ribeiro Soares Araújo, Clarice Rios, Cláudia Cardoso-Martins, Cláudia Nogueira Costa, Crislaine Rangel Couto, Daniela T. Gonçalves, Edilici R. S. Mallucelli, Eugênia Adriana Araújo Pereira Borges, Fabiana Carolina Santos de Almeida, Fernanda D. de Menezes, Fernanda Tebexreni Orsati, Giacomo Vivanti, Guilherme Menezes Lage, Isabella Peixoto de Barcelos, Izabela Lambertucci, Jane Valle, Jardel Sander da Silva, Jessica Mayara, Leticia Maria Paula da Silva, Liubiana Arantes de Araújo, Lucas Géo, Luísa Aragão, Maria Luísa M. Nogueira, Mariana Pantuso, Marileda Barichello Gubiani, Nicole O. Carvalho, Olivia Souza Agostini, Paulo Ricardo Martins-Filho, Poliana Martins da Silva Vieira, Simara Regina de Oliveira Ribeiro,Tatiana de Oliveira Takeda e Tatiane Chagas Thais Porlan de Oliveira.

Publicado em: <http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/noticias/4693> 09/11/2021 – 17h42 sob supervisão de Iago Proença

Compartilhe este artigo!

Shares

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply