Produção da TV UFMG fala sobre acessibilidade e inclusão no campus Pampulha
#DescriçãodeImagem #ParaCegoVer #ParaTodosVerem A imagem mostra a art3 da Série Pessoas Surdocegas na UFMG. Há uma pessoa parda fazendo um sinal com as mãos, representando Libras.
Em alusão ao Dia do Surdo, celebrado nesta egunda-feira, (26), o Núcleo de Comunicação, (TV UFMG) produziu a série: “Pessoas Surdocegas na UFMG”. A série conta em três episódios, a trajetória acadêmica de três pessoas surdocegas que integram a Universidade. São eles:
A Lara Gontijo, pessoa surdocega e mestranda em Educação na Faculdade de Educação (FaE-UFMG);Lara é mestranda em Educação na Faculdade de Educação (FaE-UFMG)
Lara Gontijo fala sobre seus interesses acadêmicos, explica como é ser pesquisadora e como é o seu dia a dia na Universidade. Ao falar de tecnologias que facilitam e aprimoram sua experiência na UFMG,
Lara destaca a Libras tátil e o celular como potentes estratégias de comunicação para uma pessoa surdocega que, como ela, tem perda auditiva total e baixa visão.
Vejam o vídeo de Lara Gontijo no Canal da TV UFMG no YouTube;
O Raniere Cordeiro, professor de Letras-Libras da Faculdade de Letras (FALE-UFMG). Surdocego, com visão periférica prejudicada e surdez severa. Raniere fala sobre sua experiência como docente e destaca a importância de expandir o ensino de Libras, para que as pessoas surdas possam ampliar suas formas de comunicação e se sentirem mais incluídas.
Vejam o vídeo de Raniere Cordeiro no Canal da TV UFMG no YouTube;
E a última entrevistada da série é a Aline Silva Miguel, estudante de Engenharia Civil da UFMG. Ela usa aparelho auditivo desde os 6 anos de idade e, em decorrência desta deficiência, desenvolveu a Síndrome de Usher, em 2017. Com o comprometimento da visão periférica ela resolveu voltar a Universidade e explorar outras habilidades.
Encantada com seu curso e inspirada na disciplina que cursou já no primeiro período da graduação na UFMG, ela pretende seguir carreira na área de elaboração de projetos para a construção civil.
Vejam o vídeo de Aline Silva Miguel no canal da TV UFMG no YouTube
Minha participação na produção da série “Pessoas Surdocegas na UFMG”
Eu ingressei na UFMG em 2018, quando fui aprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em agosto de 2019, comecei de fato, a estudar jornalismo. Atualmente, estou no sexto período e já estou no terceiro estágio na área.
O primeiro ocorreu entre fevereiro de 2021 e março de 2022 na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG);
O segundo ocorreu entre março e junho passados no Hospital Das Clínicas da UFMG/Ebserh;
E o atual onde estou desde agosto, é no Núcleo de Comunicação da UFMG (TV UFMG). Logo, eu participei desta produção elaborando a audiodescrição dos vídeos nas partes em que as imagens são acompanhadas de trilhas.
Isso foi possível devido ao curso de audiodescrição que fiz no ano passado, O curso com carga horária de 30h, foi ministrado por uma pessoa com deficiência visual, o professor Victor Caparica.
Vale ressaltar que optamos por não descrever as características do biotipo físico e as roupas dos entrevistados.
A Olivia, produtora e minha parceira na atividade, me informou que a execução foi elogiada pelo professor Raniere. Imaginem a honra?!
Todos os vídeos foram editados seguindo normas de acessibilidade e foram produzidos com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG.Assistam, a série está muito linda!
Realização: Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM) – TV UFMG
Produção: Helena Mastrobuono
Reportagem: Olívia Resende
Tradução Português-Libras: Joe Costa (NAI/UFMG)
Audiodescrição: Crislândia Silva
Locução: Olívia Resende
Videografismo: Beatriz Campos
Imagens: Angela Araújo e Samuel do Vale
Edição de imagens: Otávio Zonatto
Edição de conteúdo: Olívia Resende
Sem comentários